quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ufal agoniza com a violência!

Novamente (e sempre) a história se repete: a violência dentro da universidade.

Desta vez, dois bandidos, um deles armado com uma pistola, invadiram DUAS salas do bloco 13, a 203 e a 103, na noite de quarta-feira (07) e roubaram celulares e dinheiro de cerca de 30 pessoas. As duas estudantes do 5º período do curso de Serviço Social que relataram o ocorrido, informaram que há quinze dias o bloco foi assaltado da mesma forma: os ladrões chegam, invadem a sala e fazem o arrastão.

Até agora, a única coisa que a comunidade acadêmica ouve é apenas a promessa de segurança por parte do Magnífico Reitor Eurico Lobo e do Pró-Reitor de Gestão Institucional, Valmir de Albuquerque Pedrosa.

Estudantes são freqüente e violentamente assaltados no ponto externo da universidade. Esporadicamente uma viatura da polícia está presente. “Ei, espere um momento, da porta para fora a universidade não tem obrigação de garantir a segurança, isso é dever do Estado”.

POIS BEM: OS ESTUDANTES FORAM VIOLENTADOS NO LUGAR QUE, TEORICAMENTE, SERIA O MAIS SEGURO DENTRO DA UNIVERSIDADE: NA SALA DE AULA.

E agora, de quem é a obrigação?

Algo urgente precisa ser feito antes que o pior ocorra novamente: alguém seja morto.

Em janeiro deste ano um vigilante da Servipa foi covardemente assassinado a tiro(s) por um ladrão, enquanto seus companheiros assistiam a tudo pelas câmeras, sem nada fazerem.

Link para a matéria:



Só este ano, o bloco do curso de arquitetura foi arrombado três vezes.

Link para a matéria:



A empresa que deveria fazer a segurança patrimonial, “estranhamente”, não consegue impedir que salas e prédios sejam arrombados. Por qual motivo?

No portal da transparência, é possível ver os valores exorbitantes (ultrapassam os 4 milhões de reais) pelos quais a empresa Servipa deveria fornecer:

PRESTACAO DE SERVICO DE VIGILANCIA E SEGURANCA - ORGANICA E ELETRONICA (INTEGRADA) - OUTRAS NECESSIDADES 000024163 Contratação DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SEGURANÇA INTEGRADA, COMPREENDENDO A DISPONIBILIZAÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE CAPTAÇÃO, GERAÇÃO, VISUALIZAÇÃO E GRAVAÇÃO DE IMAGENS, CONTROLE DE ACESSO DE PESSOAS E VEÍCULOS E SISTEMA DE ALARME DE INTRUSÃO - vide instruções completamentares no edital e anexos

Link para o portal da transparência: 


A universidade tem brincado com a vida de alunos, técnicos e professores. Enquanto o magnífico anda em seu carro com ar-condicionado e segurança particular e não fica até as 22h na universidade correndo o risco de ser assaltado, estuprado e morto a qualquer momento, a comunidade acadêmica agoniza e vê-se sem saída para um problema crônico que há muito é negligenciado por estes gestores que no poder estão.


Enquanto isso, na Ufal...


ASSISTA AO VÍDEO


Se você já foi roubado ou furtado nas dependências da Universidade Federal de Alagoas, entre em contato com o blog para gravarmos seu depoimento e torná-lo público para, assim, contribuirmos para a solução da (in)segurança.

E-mail: enquantoissonaufal@gmail.com

2 comentários:

  1. No último dia 29 de abril estava no ponto fora da Ufal, pois alguns motoristas de ônibus não querem entrar no campos, por isso somos forçados a sair e pegar o ônibus fora das dependências da Universidade, era por volta das 20h e tinha mais umas 7 pessoas no ponto e todos foram obrigados a entregar as bolsas ou/e mochilas, eram três os assaltantes e deu para ver que um deles estava armado, chovia muito e foi tudo muito rápido, ficamos todos sem ação sem saber como agir, ligamos e fizemos uma ocorrência para a policia, e ficou tudo por isso mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Aconteceu algo parecido comigo, mas foi ano passado. Assim como a Tacy Siqueira, às vezes iá para o ponto do lado de fora devido a motoristas que não entram na universidade no período da noite. Não me recordo o dia, mas foi na última semana letiva do ano passado, eram umas 7 horas quando um cara armado desceu da moto e rendeu alguns alunos que estavam sentado no banco do ponto de ônibus, incluindo eu. No ponto tinham mais de 20 pessoas, mas como eles foram rápidos, os que estavam em pé saíram correndo e os sentados foram assaltados. Neste caso, eles só levaram os celulares de todos.

    ResponderExcluir